Apresentação

Histórico dos colóquios anteriores

O primeiro Colóquio Internacional de Clínica da Atividade (CA) foi realizado em 2010, na Universidade Federal de São João del Rey, organizado pela professora Elizabeth Antunes Lima (UFMG) tematizando os Diálogos, controvérsias e desenvolvimentos dessa perspectiva teórica. Nessa oportunidade, reuniram-se pesquisadores do Brasil e da França interessados em discutir os pressupostos dessa abordagem sob a ótica de diferentes contribuições. Esse primeiro encontro contou com a participação do professor Yves Clot, principal pesquisador dessa linha teórica no CNAM de Paris, e de outros membros da equipe francesa, como a professora Katia Kostulski e os professores Jean-Luc e Danielle Roger. Do lado brasileiro, participaram desse encontro as professores Leny Sato (USP), Anna Rachel Machado (PUC/SP), Cláudia Osório da Silva (UFF), entre outros pesquisadores.

Os resultados desse primeiro Colóquio foram bastante positivos, pelo intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e franceses que compuseram mesas temáticas combinando representantes de ambos os países, reunidos em torno de problemáticas similares. Jovens pesquisadores, mestrandos e doutorandos participaram desse primeiro colóquio realizando apresentações de painéis para divulgação de seus trabalhos. A riqueza desse encontro deveu-se, especialmente, ao fortalecimento das pesquisas ancoradas nessa perspectiva teórico-metodológica e à consolidação das relações  entre os pesquisadores do Brasil e da França.

Em 2013, foi realizado na cidade de Natal o II Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e organizado pelo professor Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN). Esse encontro teve como tema central: Conexões Franco - Brasileiras e Processos de Estilização no Brasil. O objetivo desse segundo Colóquio era o debate de repercussões ou ramificações da Clínica da Atividade  no Brasil, com o propósito de criar um diálogo entre a CA e o campo mais amplo da Psicologia do Trabalho.

Esse encontro contou novamente com a participação dos professores Yves Clot e Katia Kostulski, do lado francês e, ainda, com a participação da professora Livia Scheller. Do lado brasileiro, os professores Maria Elizabeth Antunes Lima (UFMG), Ana Luiza Bustamante Smolka (UNICAMP), Cláudia Osório da Silva (UFF), José Newton Garcia de Araújo (UFMG), Milton Athayde (UERJ) e Pedro Bendazzoli (UFRN), entre outros, puderam contribuir com o fértil debate.

Em 2016, a cidade de São Paulo sediará o III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, que ocorrerá na Universidade de São Paulo.